Estudar com Matemática é uma viagem!

Quando estudamos com a Matemática, podemos voar no infinito,
a partir da junção de vários pontos que formam uma reta,
uma ponte entre conhecimentos.
Estudar com a Matemática é ter em mãos a
Arte de Pensar, de elaborar estratégias, de ser feliz, de ser alegre,
pois quando aprendemos A ARTE DE PENSAR somos assim
se não infelizes até morrer.
Sejam Felizes aprendam a ARTE DE PENSAR MATEMATICAMENTE!
BOA VIAGEM!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Resolução de problemas?

O estudo em Matemática está baseado em resolução de problemas, principalmente nas escolas, pois é através dela que o aluno pode resolver problemas cotidianos, e assim sentisse mais motivado ao estudo. Desta forma o professor deve estar apto a ensinar como se resolve um problema, ou melhor saber como mediar o ensino em Matemática e no mínimo que o raciocínio lógico é mais importante que respostas memorizadas, onde o aluno deve ser incentivado a pensar no processo de resolução de problemas e que as fórmulas matemáticas são apenas um suporte que talvez poderá ser usado nestas situações.


Segundo Krulic (1980, p.  ), “A resolução de problemas é a própria razão do ensino de matemática”. Assim sendo, vemos que é de fundamental importância discutir e abordar novas metodologias para que o ensino da matemática se torne cada vez melhor, permitindo que os alunos resolvam problemas, não de forma mecânica, mas com um raciocínio lógico e coerente, coisa que não vem acontecendo nesta prática de ensino (www.artigonal.com A resolução de problemas é de fundamental importância para a educação matemática Eduardo Henrique Gaspar).


Na resolução de problemas buscamos meios que o melhor responda, e talvez estes meios sejam insuficiente como resposta, o que pode nos fazer desistir pela busca de um novo meio. O professor quando encaminha situações problemas aos alunos, deve ter conhecimento sobre o que está fazendo, por que está fazendo, o que se quer de tal encaminhamento? Neste momento é necessário fazer-se uso dos conhecimentos sobre a resolução de problemas e desta forma motivar o aluno a continuidade na busca por uma boa resposta conforme seus meios, suas estratégias e o professor deve saber guiar o aluno nestes caminhos.
Desta forma a formação continuada do professor faz-se necessária, sem um bom aprendizado a mediação do ensino pode ter falhas e assim impossibilitar o aprendizado do aluno.

7 comentários:

  1. Professorzinhoo que saudadees das suas aulas! Tenho muitas duvidas pra tirar com vc! Seguindoo akee...

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  2. Pode mandar suas dúvidas que na medida do possível as responderei.
    Um forte abraço e bons estudos.

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  3. Sendo que A1 é igual a -5 e A5 é igual a 3.
    A1 = -5
    A5 = 3


    Ta ai

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  4. Aii, eu queria saber de onde saiu esse outro quatro lá em baixo!
    An = A1 + (n-1) . r
    A5 = -5 + (5-1) .r
    3 = -5 + 4 . r
    -5 + 4 . r = 3 = n 4 r = 3 + 5
    4 r = 8 -> r = 8 = 2
    .................----
    ..................4

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  5. o 4 é embaixo do 8! Ta ai, queria saber isso ai!

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  6. Tá!!
    Lembra quando ensinei sobre o processo de eliminação de elementos? (Tomara que sim!! rsrsssr)Quando um número está com um sinal de mais de um lado do sinal de igual, ele vai passar para o outro lado do sinal de igual com sinal trocado, neste caso com o sinal de menos.
    Na conta que você postou viu que tem um sinal de = entre o 4r e o 8, o 4 está do lado esquerdo do sinal de = multiplicando pela letra r ele vai "passar" para o lado direito do sinal de = dividindo o número 8.
    Desculpas por não ter respondido logo é que tivemos uns dias dificeis por aqui com o falecimento de você sabe quem, então não acessei mais.

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